Nota: Status do sistema, notificações/sugestões, diretamente em Suporte.

Usando scripts para ganhar seguidores

Publicado @ 3:38 AM em 6 julho, 2009 por Danilo Salles

A quantidade de seguidores no Twitter virou sinal de status para muitos usuários, e não é atoa. Para que sua “twittada” seja relevante no Twitter é necessário possuir milhares de seguidores para ler o que você escreve. Mas você não é uma celebridade da TV, um atleta ou um cantor famoso, então como subir rapidamente seu número de seguidores? Neste artigo vou mostrar detalhadamente como usar nossos scripts para ganhar milhares de seguidores.

usando-scripts-para-ganhar-seguidoresO uso de scripts em redes sociais como o Twitter sempre gera polêmica, são criticados por pessoas mal informadas ou antigos usuáios que não aceitam o fato de uma pessoa “comum”, atingir um grande número de seguidores ultrapassando até mesmo celebridades. Scripts são ferramentas que desenvolvemos para permitir você executar tarefas no Twitter que, manualmente, demoraria muito tempo para concluir. Um script é apenas isso, uma automação de um processo. Combinando o uso dos scripts, de algumas técnicas básicas de marketing e muito bom senso você com certeza terá sucesso nesta experiência.

Conquistando seguidores

Antes de falar do funcionamento dos scripts, você precisa entender que seguidores na maioria dos casos não sao conquistados automaticamente, são pessoas reais que passam a lhe seguir. Os scripts apenas automatizam o processo de adicionar(seguir) pessoas em massa, dessa forma um grande número de pessoas são notificados e pela curiosidade de saber quem é seu novo seguidor e clicam no seu perfil e passam a te seguir.

Normalmente só pelo fato de receber um novo seguidor as pessoas também passam a segui-lo, isso é um vício antigo das redes sociais, adicionar pessoas que te adicionam. E explorando isso, podemos afirmar que se você adicionar 500 pessoas, pode ter certeza que pelo menos 100 delas irão passar a te seguir.

Nota:  É importante ter um perfil apresentável, um bom avatar, um bom background, e o mais importante, o conteúdo de suas últimas twittadas.Um perfil com o avatar padrão default_profile_normal, background padrão e twitadas sem conteúdo algum, e dificilmente será seguido de volta. Por isso, antes de usar as técnicas aqui apresentadas, de uma customizada em seu perfil.

Como adicionar 1000 pessoas de uma vez? isso seria muito trabalhoso manualmente, por isso criamos os scripts, que automatiza o processo de listar, filtrar e adicionar centenas de pessoas. Tudo isso é feito em poucos segundos e com apenas um clique através do TwitterCentral.

Breve glossário

  • Followers ou Seguidores = Perfis que seguem seu perfil;
  • Followings ou Friends = Perfis que seu perfil está seguindo;
  • Adcionar um perfil = Seguir este perfil;
  • Remover um perfil = Deixar de seguir este perfil;
  • Mass-follow = Adicionar centenas de perfis com um clique;
  • Updates do perfil = Twittadas.

Passo 1 – Definir o perfil fonte

O perfil fonte nada mais é que um perfil influente no Twitter, um perfil que possua muitos seguidores. Tomaremos como exemplo o perfil mais seguido no momento, o @rafinhabastos, o perfil dele segue cerca de 600 pessoas, e possui 130mil seguidores.

rafinha

Nosso script permite você, escolher entre seguir os seguidores(130mil followers) do perfil fonte ou seguir as pessoas que o perfil fonte segue(43 followings).

Passo 2 – Listar seguidores do perfil fonte

O primeiro script a ser usado é a base de todo o processo, logue-se com sua conta no TwitterCentral e acesse o script em:

  1. Nele você deverá digitar o perfil que deseja listar seus seguidores, em nosso exemplo digitaremos @rafinhabastos que é nosso perfil fonte.
  2. Depois você deve escolher se deseja listar seus friends ou followers, neste caso vamos listar seus followers(seguidores).
  3. As duas últimas opões serão explicadas futuramente, por enquanto deixe da forma que está, iniciando na Etapa 0, e listando 5 etapas por vez.
  4. Então clique em Continuar.

Feito isso o TwitterCentral irá armazenar uma listagem no formato CSV(Id separado por vírgula), listando 25.000 perfis seguidores do @rafinhabastos. Você poderá clicar em Continuar Listando este perfil, para continuar a listagem até concluir o armazenamento do total de seguidores do rafinha ou já partir para o processamento.

Clique em Processar para continuar.

Note que é exibido um Código da Etapa, este código serve para você futuramente possa continuar uma listagem partindo de onde parou.

Passo 3 – Adicionar todos os perfis listados

Agora chegou o momento de processar a lista armazenada, então marque a caixa Follow nos perfis listados e clicar em Processar, para seguir todos os perfis listados.

A próxima tela a ser apresentada permitirá você acompanhar o processo de following, aguarde a conclusão. Note que é exibida a mensagem de erro quando não é possível seguir alguns dos perfis listados (Motivo: Ou você já está seguindo este perfil, ou seu perfil já estourou o limite de 1000 followingos/dia).

Passo 4 – Removendo os perfis recém-adicionados

Neste momento você deve estar se fazendo a seguinte pergunta:

Ué, Acabei de adicionar centenas de perfis, por que o script está sugerindo remove-los?

A resposta é simples. Ao adicionar um perfil, o Twitter envia uma notificação via e-mail:

passo5

… informando que um perfil novo está lhe seguindo, é apenas isso que nos interessa, essa notificação.

Você não quer e não precisa ficar seguindo e acompanhando todas as twittadas desses 1000 perfis desconhecidos, quer?

A partir do momento que você adiciona um deles eles passam a saber de seu perfil através da notificação, e clicam em você. Então ao adicionar os 1000 perfis (adicione diariamente até chegar ao limite de 2mil), aguarde alguns dias para receber os seguidores e então, remova todos que adicionou, pois já foram notificados, e desta forma você terá limites para seguir mais perfis.

Passo 4.1 – Removendo apenas os não-seguidores

Caso você não queira remover as pessoas que acabou de adicionar, poderá aguardar um tempo e remover apenas os que não passaram a te seguir, listando os seguidores de seu perfil, filtrando quais deles seguem seu perfil e removendo apenas os filtrados.

Passo 5 – Continuando de onde parou em listagens CSV

Com a finalidade de evitar SPAM, o Twitter definiu limites que não permitem você adicionar mais que 1000 perfis por dia(24hrs). Então para ter sucesso no uso dos scripts você deverá aguardar 24hrs e rodar o script novamente continuando de onde parou.

Para saber precisamente de onde parou, execute a listagem total dos followers de um perfil base que deseja adicionar, salve um arquivo .CSV,  e separe em pequenas listagens de 1000. Desta forma, basta você importar essas listagens e processar diariamente cada uma delas.

Adicionando follow-backs

Follow-backs são aqueles perfis que ao serem seguidos, automaticamente irá te seguir devido a uma aplicação de follow-back ativa no perfil. Uma listagem de perfis follow-back é muito valiosa para conseguir um grande número de seguidores rapidamente, pois é 100% de certeza que um perfil follow-back irá te seguir se você segui-lo.

No TwitterCentral você encontrará essa lista pronta clicando em Listas prontas no painel lateral.

Limites do Twitter

O Twitter na tentativa de controlar o abuso e spam na rede social, impõe alguns limites para o uso de ações em massa. Esteja ciente dos limites, clicando aqui.

Monitorando o crescimento de seguidores

A melhor maneira de acompanhar seu crescimento é através do site TwitterCounter.com. Basta você acessar o endereço http://twittercounter.com/seuperfil e poderá acompanhar o gráfico de crescimento do número de seguidores em seu perfil com detalhes como:

  • Total de seguidores;
  • Quantos seguidores está ganhando diariamente;
  • Seguidores que está perdendo;
  • Predicção de número de seguidores para 30 dias;
  • Top10/100 de usuários mais seguidos, filtrando por localidade.

monitorar

Cuidados que devem ser tomados ao trabalhar com Scripts

O Twitter possuí um poderoso sistema para identificar SPAM.

Adicionar perfis em massa dentro dos limites impostos pelo Twitter não é considerado SPAM.

Mas o envio de mensagens privadas repetidas ou twittadas contendo links repetidos são considerados spam. E muitas pessoas já tiveram suas contas suspenas por este motivo. Então, Antes de usar nossos scripts, verifique se você não possui algum tipo de aplicação ativa em seu perfil que envia mensagens de agradecimentos ao seguirem seu perfil.

O Tweet Later é um serviço que tem essa função e já foi a causa de muitos perfis suspensos. Pois ao receber um grande número de seguidores ele automaticamente envia um grande número de DMs(direct message) repetidas em um curto periodo de tempo. Isso é considerado SPAM pelos bots do Twitter.

No Twitter, acessando Settings/Connections(http://twitter.com/account/connections), você poderá verificar se existe algum desses serviços ativos em seu perfil. Lembrando que algumas aplicações externas não são listadas aí pois salvam sua conta diretamente no site, neste caso basta alterar a senha de seu perfil e o site perderá o acesso a sua conta.

Conclusão

O uso de scripts de mass-follow(ferramentas usadas para seguir perfis em massa) são permitidos pelo Twitter desde que estejam dentro dos limites. O que não é permitido é o envio de qualquer tipo de SPAM, Virus, Phishing, etc.


Este artigo foi escrito por Danilo Salles
Qualquer dúvida ou sugestão, fique à vontade para me procurar no Twitter.